27.5.12

Os dois lados da Ciência


A ciência foi benéfica para a humanidade, em muitos aspectos tal como na medicina e nas tecnologias, a verdade é que sem ela não nos era permitido evoluir.
Mas a ciência nem sempre foi boa ou funcionou a favor da verdade e do bem. Com a ciência o Homem redescobri-o e inovou o seu lado negro.
Tal como Léon Tolstoi diz no seu livro Confissões:
“A ciência, que devia ter por fim o bem da humanidade, infelizmente concorre na obra de destruição e inventa constantemente novos meios de matar o maior número de homens no tempo mais curto.”
Ou seja, a ciência não é só vantagens também têm o seu lado negro ou negativo. Sem querer recuar tanto ao passado, vou invocar a primeira e mais recente invenção tecnológica, que fez com que a vida do Homem desse uma reviravolta, e não me estou a referir aos computadores e telemóveis, mas sim á primeira maquina a vapor que deu origem á revolução industrial.
Pois é a revolução industrial deu-nos a vantagem de poder desenvolver o nosso capitalismo, mas talvez tenha sido a única vantagem. Já as desvantagens foram inúmeras desde a substituição do homem pela máquina até às doenças e á poluição.
Por exemplo, também, a ciência foi a progenitora da famosa bomba atómica e até mesmo das armas, e qual a vantagem disso? As mortes. O sangue. A guerra. Eu pessoalmente não vejo qualquer tipo de vantagem e avanço em relação a estas duas “grandes invenções” da ciência, até pelo contrário vejo sim a destruição Humanidade.
Outrora, o Homem viu na ciência uma possibilidade de mudar as coisas para melhor, tal como a libertação da humanidade ao permitir que o Homem fosse dono do seu próprio destino.
No lado espectacular temos um pouco mais atrás nos séculos XVI e XVII, na época do Renascimento Cultural e Científico, quando Galileu Galilei  descobre a” verdade” sobre o universo, uma verdade que causou tanto impacto que a primeira reacção por parte das pessoas foi a repulsa e um século depois Copérnico confirma-o. Mas mais uma vez o espectáculo teve a sua desvantagem, graças às descobertas de Galileu com a ajuda da ciência, este foi inúmeras vezes preso e por pouco isso não lhe custou a sua vida.
Para o bem ou para o mal o Homem está dependente da ciência e da tecnologia. E temos provas ou casos bem recentes disso mesmo. Quem é que Hoje em dia, pleno século XXI, vive sem o seu telemóvel ou sem o seu computador? Ninguém é claro, na minha opinião neste campo a ciência talvez esteja de parabéns, revolucionou a comunicação, pois a realização desta é diferente de como era feita há uns anos atrás, onde ter um telemóvel seria um luxo, o que Hoje é completamente banal. E ainda a evolução vista a “olho nu”, de dia para dia, ou seja, o que era diferente há uns anos atrás será também diferente no futuro, é um campo da ciência que se encontra em constante alteração.
Mas Erich Fromm prefere ver as coisas de uma outra maneira ou num outro panorama. Ele diz então:
“O problema não é que os computadores passem a pensar como a gente; mas que a gente passe a pensar como eles.”
Ora bem, aqui temos o óbvio, Erich Fromm a meu ver prevê que com tanta dependência das ciências e tecnologias, um dia no futuro possamos acabar mal, e se assim for mais uma vez irá conduzir-nos ao lado negro a da ciência e á “regressão” mental ou até mesmo destruição da mentalidade progressivista da Humanidade.
Por outro lado, a mim parece-me que não podemos estar sempre a evocar o lado negativo da ciência, sem ela “nada” seria possível. A ciência já é para nós como o casamento para os padres, juntos no bem e no mal; na saúde e na doença. A ciência está-nos presentes em tudo, cromossomas, células e até mesmo no nosso próprio ADN.
Ao receber o prémio nobel Pierre Curie disse:
“Não é difícil prever que em mãos Criminosas o rádio poderá ser muito perigoso.”
Mas, lá está nas mãos erradas, será que poderíamos arranjar uma solução? Talvez colocar a ciência nas mãos certas? E, assim problema resolvido a ciência seria só benefícios. Mas quem será as mãos certas? Será que existem? Talvez estas sejam questões sem resposta, porque para mim isso não existe.
Eu sou uma das pessoas que valoriza a ciência quando a tem que a valorizar e desvaloriza quando o tem que fazer, porque a ciência é “um pau de dois bicos” ou “tem o reverso da medalha”.
Para concluir, já vimos que a ciência antigamente foi aceite e renegada pelo Homem que teve os seus motivos. Por isso será que a Humanidade finalmente terá adquirido maturidade suficiente para usar os conhecimentos destingindo o bem do mal?

Sem comentários:

Enviar um comentário